Mitos e verdades da drenagem linfática

No verão, a preocupação em manter o corpo bonito é maior e um dos tratamentos preferidos é a drenagem linfática.

Diante de tantos benefícios da técnica, que estimula o sistema linfático a eliminar excesso de líquido e toxinas, não faltam também dúvidas sobre o procedimento. A drenagem linfática emagrece? Ajuda contra a celulite?

Esclareça essas e outras questões sobre o assunto com a professora do curso de massoterapia da EFAC, Camila Lopes. Confira!

 

1. A drenagem é apenas corporal

Mito. “A massagem pode ser realizada no corpo e também no rosto, sendo que ela colabora na melhora de dores de cabeça, enxaqueca, rinite e sinusite”, diz Camila.

 

2. Drenagem ajuda a diminuir celulite

Verdade. Uma das causas da celulite é a retenção de líquidos que não permite a oxigenação do tecido, dando origem a nódulos. “A drenagem ajuda na eliminação dos líquidos, principalmente no começo do problema”, explica a massoterapeuta.

 

3. Drenagem emagrece

Mito. Nesse tipo de massagem não há perda de gordura, mas sim de líquidos e toxinas. “Para de fato perder gordura é preciso compor uma rotina saudável, com alimentação balanceada, ingestão de água, prática de exercício físico e a massagem”, orienta a professora da EFAC.

 

4. A drenagem linfática é contraindicada para quem tem problema venoso

Verdade. Quem tem trombose, por exemplo, não deve realizar o procedimento sem antes consultar o médico.

 

5. Grávidas não podem fazer drenagem

Mito. As gestantes podem e devem fazer o procedimento, desde que estejam com mais de três meses de gestação e tenham a liberação médica. Na gravidez a drenagem age contra a retenção de líquidos.

 

6. Técnica ajuda a melhorar sintomas de TPM

Verdade. A drenagem linfática faz milagres para a tensão pré-menstrual. “A massagem atua na liberação de líquidos, combatendo o inchaço e ajudando a controlar a ansiedade, graças ao seu efeito relaxante”, finaliza Camila.

 

Quer aprender na prática a realizar a drenagem linfática?

A técnica é uma das disciplinas do curso de massoterapia da EFAC.

Acesse sejanossoaluno.efac.com.br e inscreva-se!

Tagged:

You Might Also Like