Mitos e verdades da drenagem linfática
No verão, a preocupação em manter o corpo bonito é maior e um dos tratamentos preferidos é a drenagem linfática.
Diante de tantos benefícios da técnica, que estimula o sistema linfático a eliminar excesso de líquido e toxinas, não faltam também dúvidas sobre o procedimento. A drenagem linfática emagrece? Ajuda contra a celulite?
Esclareça essas e outras questões sobre o assunto com a professora do curso de massoterapia da EFAC, Camila Lopes. Confira!
1. A drenagem é apenas corporal
Mito. “A massagem pode ser realizada no corpo e também no rosto, sendo que ela colabora na melhora de dores de cabeça, enxaqueca, rinite e sinusite”, diz Camila.
2. Drenagem ajuda a diminuir celulite
Verdade. Uma das causas da celulite é a retenção de líquidos que não permite a oxigenação do tecido, dando origem a nódulos. “A drenagem ajuda na eliminação dos líquidos, principalmente no começo do problema”, explica a massoterapeuta.
3. Drenagem emagrece
Mito. Nesse tipo de massagem não há perda de gordura, mas sim de líquidos e toxinas. “Para de fato perder gordura é preciso compor uma rotina saudável, com alimentação balanceada, ingestão de água, prática de exercício físico e a massagem”, orienta a professora da EFAC.
4. A drenagem linfática é contraindicada para quem tem problema venoso
Verdade. Quem tem trombose, por exemplo, não deve realizar o procedimento sem antes consultar o médico.
5. Grávidas não podem fazer drenagem
Mito. As gestantes podem e devem fazer o procedimento, desde que estejam com mais de três meses de gestação e tenham a liberação médica. Na gravidez a drenagem age contra a retenção de líquidos.
6. Técnica ajuda a melhorar sintomas de TPM
Verdade. A drenagem linfática faz milagres para a tensão pré-menstrual. “A massagem atua na liberação de líquidos, combatendo o inchaço e ajudando a controlar a ansiedade, graças ao seu efeito relaxante”, finaliza Camila.
Quer aprender na prática a realizar a drenagem linfática?
A técnica é uma das disciplinas do curso de massoterapia da EFAC.
Acesse sejanossoaluno.efac.com.br e inscreva-se!